Ideia de criança feirense vira projeto de lei de Zé Neto que garante auxílio para mães de gêmeos, trigêmeos ou mais

IMG-20250902-WA0274

Uma ideia apresentada pelo feirense Yure Cedraz Oliveira Fonseca, de apenas 12 anos, virou um projeto de lei (PL 789/2025) de autoria do vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, Zé Neto (PT), relatado pela deputada Lídice da Mata (PSB) e aprovado pela Comissão de Trabalho, no último dia 27 de agosto, que cria políticas sociais voltadas às mães de múltiplos – gêmeos, trigêmeos ou mais, como prioridade em programas habitacionais e acesso facilitado ao microcrédito.

A iniciativa, conforme justificou Zé Neto, é reduzir desigualdades e garantir melhores condições de vida para essas mulheres que enfrentam desafios multiplicados.

“Ter um filho hoje, que é uma dádiva divina, já é oneroso, imagine três ou quatro? Então quando Yure me abordou na igreja um dia desses para falar sobre o assunto, eu entendi a necessidade de criar esse projeto. Porque cuidar das mães de múltiplos é cuidar de crianças que chegam ao mundo em famílias já marcadas por dificuldades financeiras e logísticas. É papel do Estado oferecer suporte concreto para que essas mulheres possam criar seus filhos com dignidade”, afirmou o parlamentar.

Para Laiane Cedraz, mãe de trigêmeos — incluindo Yure, ver uma vivência pessoal se transformar no primeiro projeto de lei voltado para famílias de múltiplos no Brasil é um misto de orgulho, esperança e, sobretudo, de uma causa coletiva.

“Ser mãe de múltiplos é viver diariamente desafios que, muitas vezes, a sociedade nem imagina. Foi nesse contexto que meu filho Yure, convivendo tão de perto com essa realidade e a partir dessa escuta sensível e responsável do deputado Zé Neto, teve a sensibilidade de pensar em algo que fosse além da nossa casa, que pudesse beneficiar muitas outras famílias como a nossa. É um misto de orgulho, esperança e, sobretudo, de uma causa coletiva que acompanho essa tramitação esperançosa por acreditar que temos muito a contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva“, destacou.

A proposta segue agora para apreciação de outras comissões da Câmara antes de ser levada ao plenário.

Foto: Câmara dos Deputados

ASCOM

Foto: Divulgação
foto Foto: Divulgação
Amaury Junior é responsável pelas informações e imagens apresentadas nesta postagem.Radar News não se responsabiliza pelo conteúdo publicado.
jornalista , radialista, publicitário , promotor de eventos , atualmente repórter setorista na Câmara Municipal de Feira de Santana e coordenador da TV Geral

Busca raiox news